Se você não conseguiu pagar o financiamento e teve o seu carro retomado pelo banco, saiba que existem medidas que podem ser tomadas para reaver o seu bem. A melhor delas é buscar a ajuda de um advogado bancário especializado.
O atual cenário econômico mudou a situação financeira de muitas famílias brasileiras, aumentando a inadimplência. Em fevereiro deste ano, um levantamento mostra que cerca e 70 milhões de brasileiros estão com alguma dívida. Dentre essas estatísticas, estão as dívidas para a aquisição de veículo.
O grande problema é que, quando você faz um financiamento par adquirir um veículo novo ou usado, caso não consiga pagar as parcelas, o banco vai querer recuperar esse veículo para garantir o restante da dívida. Isso é algo extremamente complicado, visto que a grande maioria das pessoas utiliza esse veículo diariamente.
Dessa forma, quando você não conseguir pagar as parcelas do financiamento do seu veículo, aqui vai algumas dicas para tentar evitar a busca e apreensão dele:
1. Mantenha diálogo com o banco
Caso ocorra algum imprevisto e precisou atrasar alguma parcela do seu financiamento, comunique o banco, tente negociar um prazo para pagar o mais rápido possível. Mesmo que o atraso seja em uma única parcela o banco pode sim “tomar” seu veículo, portanto, uma comunicação pode te dar alguns dias.
2. Revisão do contrato
Quando você não consegue mais pagar as parcelas do seu financiamento, deixando-as atrasar, procure um advogado especialista para fazer uma análise das taxas de juros e tarifas aplicadas no contrato. Muitas vezes essas taxas são abusivas e a análise delas pode impedir a busca e apreensão por um tempo.
3. Busca e apreensão irregular
Se seu financiamento está com as parcelas atrasadas e sem qualquer notificação ou aviso prévio chega o oficial de justiça na sua residência para apreender seu veículo, sabia que pode ter chances de anular essa apreensão.
Se a busca e apreensão não ocorrer na forma da lei, é possível pedir sua anulação.
4. Negociar um plano de pagamento
Quando você ver que não terá condições de continuar pagando o financiamento, é muito importante procurar um advogado especialista para analisar uma forma de negociar com o banco uma forma de pagamento mais interessante. Quando o banco já tiver apreendido o veículo essa negociação fica mais difícil, por isso é melhor agir o quanto antes.
Não deixe que o banco tome seu veículo de qualquer jeito, procure um especialista para ajudá-lo.
Nosso escritório tem ampla atuação em ações de busca e apreensão de veículos, revisão de contratos e negociação de dívidas, por isso se tiver com alguma dúvida, fale conosco.
Clique! Estamos online